Marina Silva é considerada uma das ’50 pessoas que podem salvar o planeta’

 

marina_ap203b.jpg

A ministra brasileira é a única latino-americana da lista

Por: Esther Alcântara

 

Neste sábado, 05, uma lista inédita foi publicada pelo jornal britânico The Guardian. A lista, preparada por um painel de especialistas, identifica “os 50 homens e mulheres com o poder de nos salvar de nós mesmos”. Entre elas está nossa ministra do meio ambiente, Marina Silva.

A ministra é a única latino-americana da lista, que ainda apresenta nomes como os do ex-vice-presidente americano Al Gore, da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, do geneticista americano Craig Venter, do prefeito de Londres, Ken Livingstone, e do ator norte-americano Leonardo DiCaprio.

Sim, temos muito a agradecer e muito do que nos orgulhar com relação a Marina, pois o jornal comenta que, sob sua gestão no ministério, o desmatamento na Amazônia caiu 75%, e vastas áreas de floresta foram destinados a comunidades indígenas. Mas ela corrige, conforme pude assistir num jornal televisivo: “são 59% e o mérito não é só meu, já que se trata da ação conjunta de toda uma região”. Quer prova maior de que honestidade, humildade e competência podem e devem andar juntos?

“Todo mundo concorda que uma ação urgente é necessária para evitar uma mudança climática catastrófica, mas quem realmente tem a influência e as idéias para fazer isso acontecer?”, introduz o Guardian.

O jornal dedica um texto a Marina Silva, destacando sua história como “filha de um seringueiro brasileiro, passando sua infância coletando látex da floresta amazônica e protestando contra a destruição provocada pelos madeireiros ilegais”.

E ainda: “Em uma das grandes histórias políticas, ela passou de analfabeta aos 16 anos à mais jovem senadora do Brasil e agora é a mulher mais capaz de prevenir a total ruína da Amazônia”.

“Mas o futuro, diz Silva, é arriscado. A única maneira de evitar uma perda no longo prazo é com ajuda internacional”, diz o jornal, citando uma declaração da ministra: “Não queremos caridade, é uma questão da ética da solidariedade”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s